SINDIFAZCRE-PR PARTICIPA DO SEMINÁRIO ESTADUAL DO TRABALHO DECENTE 30/05/2012

 


O SINDIFAZCRE-PR participou nesta quarta-feira 30/05/2012 do Seminário Estadual do Trabalho Decente, promovido pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária do Paraná:


- João Pedro Pereira Neto, Presidente


- Roseli Guilherme, Vice-presidente Financeira


 


O Seminário foi realizado no Centro Universitário de Maringá/Cesumar Maringá das 9 às 15:30 com intervalo para almoço.


 


Estiveram presentes neste Seminário:


- Luiz Cláudio Romanelli, Secretário Estadual do Trabalho;


- Laís Abramo, Diretora do Escritório da Organização do Trabalho/OIT no Brasil;


- Denilson Pestana, Presidente do Conselho Estadual do Trabalho;


- Roberto Pupim, Prefeito de Maringá;


- Regina Canto do Canto, representando a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego/MTE;


- Ainda presentes diversos presidentes de Entidades Sindicais de trabalhadores e patronais, Centrais Sindicais e diversas autoridades.


 


Durante o evento ocorreu a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a OIT, Secretaria Estadual do Trabalho e Superintendência Regional do MTE.


O Estado do Paraná é o terceiro estado do Brasil a assinar este Termo de Cooperação Técnica.


 


O SINDIFAZCRE-PR foi um dos poucos sindicatos de servidores públicos presentes no evento.


Os temas tratados neste Seminário Estadual é de extrema importância para todos os trabalhadores, ocorrerão nas principais cidades do Estado do Paraná, ocorrendo o mesmo em todos os Estados do Brasil, sendo que estes ciclos de debates integrarão a Conferência Nacional do Trabalho Decente a ser realizada em Brasília.



Diante da importãncia do tema tratado, o Presidente do SINDIFAZCRE-PR solicitou a OIT/Brasil e ao MTE que as discussões englobem também a questão do "trabalho decente" no serviço público, pois a impressão que se tem é que o Estado discute melhorias salariais para a iniciativa privada sem que exista uma preocupação real com seus servidores públicos.


Cobramos ainda do Presidente do Conselho Estadual do Trabalho, que se comprometeu em incluir o serviço público nos ciclos de debate.



SINDIFAZCRE-PR /  Diretoria Executiva



 


=====================


 






Pauta: Seminário irá debater agenda paranaense do trabalho decente




A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, por meio do Conselho Estadual do Trabalho (CET), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT) e a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, promove nesta quarta-feira (30), seminário macrorregional do trabalho decente na cidade Maringá. O objetivo do evento é elaborar a Agenda Paranaense do Trabalho Decente, com vistas à democratização do sistema de relações do trabalho, através do diálogo e da negociação tripartite entre trabalhadores, empregadores, poder público e instituições da sociedade civil organizada e legalmente reconhecidas. Representantes das regionais de Cianorte, Paranavaí, Umuarama e Campo Mourão também participam do encontro.



 



No período da manhã, o secretário estadual do Trabalho e presidente do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, fará a abertura do evento. Em seguida, haverá uma palestra sobre proteção social proferida pela diretora da (OIT) no Brasil, Laís Abramo. O evento segue com debates; assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre os atores envolvidos no tema; painel sobre o mapa situacional da macrorregional de Maringá e também sobre indicadores sociais. O painel será coordenado pelo chefe de divisão do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda, José Maurino e pelo diretor do departamento de relações do trabalho, Nuncio Mannala, ambos da Secretaria do Trabalho.



 



TERMO DE COOPERAÇÃO - O Termo estabelece um marco de cooperação técnica entre o Estado do Paraná e o Escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil. O objetivo é definir, de forma participativa, as prioridades, os resultados e as estratégias de ação para a promoção do trabalho decente no estado.



 



Entre os assuntos que serão debatidos no período da tarde, estão as ações regionais para a implantação da agenda do trabalho decente e a revitalização dos conselhos municipais do trabalho.



 



O evento faz parte do calendário de reuniões descentralizadas do Conselho, que prevê encontros, até final deste ano, nas cidades de Londrina – que sediará o próximo seminário na quinta-feira, dia 31. Posteriormente, serão as cidades de Pato Branco; Matinhos e Ponta Grossa.



 



SERVIÇO:



Evento: Seminário Macrorregional do Trabalho Decente



Dia: 30/05 (quarta-feira)



Horário: 8h00 às 14h30h.



Local: Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. Auditório do bloco 06 – Avenida Guedner, 1610 – Jardim Aclimação – Maringá – Paraná.









 


 




Voltar
SINDIFAZCRE PR REGISTRO SINDICAL OBTIDO através do processo MTE 46000020980/200408
concedido por despacho publicado no D.O.U em 16/06/2009, sessão I, pág. 36
© Copyright 2004 - 2017 Sindifazcre-PR todos os direitos reservados