DISCURSO DO GOVERNADOR BETO RICHA (setembro/2002) Apoio Lei 13.803/2002

DISCURSO DO GOVERNADOR BETO RICHA em apoio à criação da Carreira de Agente Fazendário Estadual


(Jantar ocorrido quando da promulgação da Lei 13.803/2002 – setembro/2002)


 


“Boa noite a todos, Fiscais e Agentes Fazendários.


 


É um prazer muito grande estar hoje aqui participando dessa confraternização com todos vocês e TESTEMUNHAR ESSE IMPORTANTE MOMENTO DESTA CONQUISTA DE TODOS OS AGENTES FAZENDÁRIOS DO ESTADO DO PARANA, MERECIDA E JUSTA, como dizia o Governador Jaime Lerner e o Deputado Hermas Brandão, que entre nomes do Otaviano e do Renato, agradeço as palavras generosas.


 


CUMPRIMENTAR A TODOS OS AGENTES FAZENDÁRIOS aqui neste momento e todos os componentes da mesa, como nosso Governador Jaime Lerner e o Deputado Hermas Brandão, esse grande deputado Presidente da Assembléia, que eu tive a felicidade e o privilégio de conviver com ele dois mandatos na Assembléia Legislativa. Bem como o Deputado Cesar Silvestre. E acompanhar a atuação desses dois grandes políticos do Estado do Paraná. Políticos honrados e dignos. Combativos e que o Paraná deve muito ao trabalho desses dois. E o Hermas Brandão, como Presidente da Casa, tem sido um grande maestro da política no Estado do Paraná. É um homem sensível, que tem conseguido garantir importantes conquistas pros mais diversos segmentos do Estado do Paraná. E com a ajuda do Gevernador Jaime Lerner, que foi um Governador compreensível,


FOI POSSÍVEL HOJE ESSA IMPORTANTE CONQUISTA HISTÓRICA PARA TODOS OS AGENTES FAZENDÁRIOS DO NOSSO ESTADO.


 


Quero nesse momento pedir a você, (quero ser breve, por já estarmos adiantados na hora e garanto que todos nós estamos com fome), mas quero pedir o apoio e o voto de cada um de vocês estamos caminhando na reta final dessas eleições. Menos de treze dias pro dia das eleições, onde a maioria dos eleitores começa a se definir. E sei da liderança de cada um dos que estão aqui, que tem no seu município e na sua região, como dizia o Renato, a


NOSSA CANDIDATURA REPRESENTA UMA RENOVAÇÃO POLÍTICA DO ESTADO DO PARANÁ.


UMA MUDANÇA DE MÉTODO E CONCEITOS. UMA MENTALIDADE NOVA PARA NOSSO ESTADO.


Eu tenho andado muito pelo Paraná, com mais intensidade agora, nesse período eleitoral, SINTO AS PESSOAS CANSADAS E SATURADAS DESSE VELHO ESTILO POLÍTICO DO SÉCULO PASSADO.


DE UMA POLITICA DE ÓDIO E DE RANCOR, VINGANÇA, DE INJÚRIAS E CALÚNIAS E DIFAMAÇÃO. A POLITICA DA DESTRUIÇÃO, QUE TEM TRAZIDO SERÍSSIMOS PREJUÍZOS PARA O ESTADO DO PARANÁ.


Quantas vezes não vimos o exemplo da região nordeste do Brasil, que as suas lideranças políticas, passadas as eleições, deixam as diferenças de lado e dão as mãos para defender seus estados, levando importantes recursos federais e investimentos para melhoria da qualidade de vida de seu povo. Mais recentemente Santa Catarina tem feito isso. Os três senadores, de partidos diferentes do governador, mas dão as mãos para ajudar o goverdo do estado para atrair benefícios e melhorias para o povo catarinense. Isso não tem acontecido no Estado do Paraná. Acompanhando programas do Governador, empréstimos internacionais que ficaram por quase dois anos paralizados no Senado da República. Programas como Paraná Doze Meses. Recursos de mais de novecentos milhões de Reais ficaram paralizados no Senado da República, que beneficia a agricultura familiar, recursos a fundo perdido. Recursos como melhoria do ensino médio do Paraná, como PROEM, o PARANASAN para o saneamento do nosso Estado. Na coleta do esgoto, para a melhoria da saúde, sobre tudo das pessoas mais carentes e humildes do Paraná. E o PARANÁ URBANO. Então isso é inadmissível. Essa visão pequena desses políticos que agora querem voltar, já foram governadores, mas querem voltar para fazer o que deixaram de fazer o que tiveram oportunidade.


EU QUERO SER O GOVERNADOR DO PARANÁ PARA ACABAR COM ESSA VELHA PRÁTICA POLÍTICA desses que agora querem voltar para fazer o que deixaram de fazer, mas tão vindo para o tudo ou nada, porque ambos foram reprovados nas urnas, vencidos nno 1º turno pelo Governador Jaime Lerner. Um, prometendo um litro de leite para as pessoas carentes. E o outro não deixou por menos, abriu um leilão. Se ele deu um litro, eu dou logo duas latas. Não sei qual será a contra proposta agora. Mas por que não fizeram quando foram governadores. Eles estão brincando com o povo desse Estado. Isso é menosprezar a nossa inteligência, afronta a nossa conciência política. O povo dará a resposta aos dois nas urnas no dia 6 de outubro, dizendo não queremos e não precisamos de esmola. O que o povo desse Estado exige é respeito e dignidade. São propostas verdadeiras e concretas de melhorias de nosso ensino, da humanização da nossa saúde e de mais segurança pública, oportunidade de trabalho no emprego para assim ter o cidadão uma vida digna no sustento de ua família, em seu próprio sustente, comprar o seu leite e comprar o seu alimento. Esses mesmos que mais uma vez, desrespeitando, um disse que a polícia do Paraná é podre, que ele vai fazer uma limpa, ele vai ser um grande xerife. Como se tivesse vivendo no velho oeste. Que desrespeito ao nossos policiais que entram no dia-a-dia na rua dando duro para oferecer mais tranquilidade a família paranaense, colocando em risco as suas vidas e sua integridade física. Se não temos mais segurança é por falta de recursos e por falta de mais aparelhamento, que o Governador Jaime Lerner tem feito agora. Temos acompanhado mensalmente todas as regiões do Paraná recebendo investimentos. Não podemos penalizar uma classe. Existe sim desvio de conduta em todo segmento da sociedade, como na política existe os corruptos, mentirosos e demagogos. E o outro. O outro que disse se em eventual futuro ser o governador, primeiro a polícia atira, depois pergunta. Que atitude irresponsável. Quantos inocentes não vão morrer com esse tipo de procedimento. Violência não se combate com mais violência. Insegurança não se combate com mais insegurança, se comate com determinação, com coragem e inteligência. Esse mesmo que anda distribuindo calcinhas em comiício. Desrespeitando a mulher paranaense e vendo a mulher como se fosse objeto. Chega desse tipo de politicagem.


POR ISSO QUERO SER GOVERNADOR DO ESTADO, PARA ACABAR COM ESSA VELHA PRÁTICA POLÍTICA QUE MARCOU O PASSADO DESSES DOIS, DA MENTIRA, DO DESRESPEITO, DO AUTORITARISMO E DA TRAIÇAO.


QUERO SER GOVERNADOR DO PARANA PARA IMPLANTAR PROPOSTAS MODERNAS E INOVADORAS E AS MELHORES SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DO NOSSO ESTADO.


FAREMOS O GOVERNO PARA AS PESSOAS, ONDE CADA PARANAENSE TEM ACESSO AOS RESULTADOS E AOS BENEFÍCIOS DO CRESCIMENTO DO PARANÁ.


UM GOVERNO DE RESPEITO, ONDE ESTAREMOS PROMOVENDO A INTERIORIZAÇÃO DE TODOS OS NOSSOS SECRETARIADOS PARA CONVERSAR COM LIDERANÇAS POLÍTICAS, COM LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS, PARA CONVERSAR COM AS PESSOAS, PARA JUNTOS BUSCARMOS SOLUÇÕES COMPARTILHADAS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO REGIONALIZADO DO ESTADO DO PARANA.


E PARA TODAS ESSAS PROPOSTAS QUE TEMOS VOU PRECISAR DA PARCERIA COM TODOS OS SERVIDORES PÚBLICOS DE NOSSO ESTADO.


E EM ESPECIAL DOS SERVIDORES DA FAZENDA. PORQUE VAMOS COMBATER A SONEGAÇÃO E AUMENTAR A ARRECADAÇÃO DO NOSSO ESTADO PARA PODER IMPLEMENTAR TODAS ESSAS PROPOSTAS QUE VÃO BENEFICIAR TODO O POVO PARANAENSE.


PRECISO DA AJUDA DE VOCÊS E APRENDI A FAZER POLITICA COM O MEU PAI JOSÉ RICHA, COM RESPEITO ÀS PESSOAS, SERVINDO O ESTADO DO PARANÁ, ELE SEMPRE DIGNIFICOU NOSSO ESTADO EM TODO O CARGO PÚBLICO QUE OCUPOU. APÓS QUASE QUARENTA ANOS DE VIDA PÚBLICA SAIU DA POLÍTICA COM AS MÃOS LIMPAS. POR ISSO EU TENHO GRANDE ORGULHO DE DIZER QUE SOU FILHO DE JOSÉ RICHA. ONDE EU ANDO NESTE ESTADO AS PESSOAS ME ABORDAM PARA FAZER REFERÊNCIA ELOGIOSAS DE SUA ATUAÇÃO, LEMBRANDO SOBRE TUDO AS CONQUISTAS QUE O PARANÁ TEVE NO PERIODO QUE ELE FOI GOVERNADOR. HOJE SE A CLASSE POLÍTICA ESTÁ TÃO DESGASTADA, QUASE QUE DIARIAMENTE ACOMPANHAMOS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DESVIOS DE VERBAS PÚBLICAS, CORRUPÇÃO NO MEIO POLÍTICO, E UM POLITICO CELEBRADO COM CARINHO E COM SAUDADE, É UM MOTIVO DE GRANDE ORGULHO, PRINCIPAMENTE PARA MIM QUE SOU FILHO.


QUERO QUE UM DIA OS MEUS FILHOS TENHAM ORGULHO DA MINHA ATUAÇÃO POLÍTICA E ADMINISTRATIVA, COMO EU TENHO DO MEU PAI.


E APRENDI COM ELE QUE NÓS TEMOS QUE RECONHECER E VALORIZAR O TRABALHO DE TODOS OS SERVIDORES PÚBLICOS, PORQUE É A ELES QUE NÓS DEVEMOS O SUCESSO DE UM GOVERNO. PORQUE O GOVERNANTE ESTÁ CUMPRINDO UM MANDATO DE QUATRO ANOS E AGORA COM O ADVENTO DA RELEIÇAO POSSIVELMENTE OITO, MAS QUEM ESTÁ ALI POR ANOS NO DIA-A-DIA DANDO DURO, TOCANDO A MÁQUINA PÚBLICA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL, SÃO SERVIDORES PUBLICOS. E POR ISSO MERECEM OS NOSSOS RECONHECIMENTOS E A NOSSA VALORIZAÇÃO.


 


FICA AQUI O MEU COMPROMISSO COM CADA UM DE VOCÊS DE APOIAR E ESTIMULAR E VALORIZAR A CLASSE DE TODOS VOCÊS.


 


Muito obrigado, preciso de seu voto e seu apoio para juntos construirmos um Paraná melhor, um Paraná avançado, andando para frente. O Paraná do respeito, o Paraná do Progresso, o Paraná do futuro e não o Paraná do retrocesso, o Paraná do desmando, do autoritarismo, que é o Paraná do século passado.


Muito obrigado. Um grande abraço a todos e PARABÉNS POR ESSA CONQUISTA. (Carlos Alberto Richa, Curitiba-PR., setembro/2002)



Voltar
SINDIFAZCRE PR REGISTRO SINDICAL OBTIDO através do processo MTE 46000020980/200408
concedido por despacho publicado no D.O.U em 16/06/2009, sessão I, pág. 36
© Copyright 2004 - 2017 Sindifazcre-PR todos os direitos reservados